Saturday, July 29, 2006

GRANDES MÚSICOS E O GÊNIO

Nesses anos todos,, conheci e toquei com muita gente, uma benção! Trabalhar com música é demais. Tive o prazer de tocar por quase dez anos com Kiko Freitas, o maior baterista do mundo pra mim, mas também toquei com Marius Rodrigues , Davi Sá e hoje com Luke Faro, o cara que melhor compreendeu minhas músicas. Toquei com muitos baixistas, mas sempre destaco o Mujeiko e o Rodrigo, músicos de excessão pra mim, muito mais músicos do que propriamente técnicos de seu instrumento. Dos guitarristas nem se fala, toquei com Júlio "Chumbinho " Herlein, e todo mundo que teve essa chance deve encher a boca quando fala disso. Paulinho Fagundes, um grande artista. Angelo Primon, um artesão de sons , texturas, grande figura. Nunca posso esquecer de Clóvis Alegre e Pedro Tagliani, base de minha formação. Convivi por dias com os irmãos Luiz e Mou Brasil, e isso não tem preço. E aprender com Jr. Tostói e João Erbetta sobre sons e texturas foi uma dádiva, até porque é o que mais tenho feito ultimamente, tentar tocar bem como eles. E tocar com Vitor Peixoto e Michel Dorfman, quanto vale isso??
Ou seja, se parasse hoje, já teria valido a pena, muito.
Mas nesses anos todos duas opiniões regeram o que penso de minha minha música. A primeira é de um grande professor e guitarrista, Paulo Supekóvia. No meio de uma aula perguntei se tal coisa podia. Ele me respondeu:
"Pode tudo, depois tu arruma uma explicação, mas nunca deixa de fazer algo que tu tá sentindo em tua música por causa de regras escritas!"
Perturbo meus companheiros de bandas por causa dessa frase, os formalismos são totalmente abandonados em muitos momentos em minha história.
A segunda frase/texto é do grande STING, junto com PAT METHENY , minha base total de influência. Compro seus discos e DVD's sem ouvir. Pra mim, o Sr. Gordon Sumner é o grande artista dos últimos cincoenta anos. Seu texto, que me rege muito, é o seguinte:
"A maioria das formas musicais estão sendo categorizadas. Isto é country, isto é gospel, música negra, música urbana, rockn’roll. Eu desprezo essas categorias. Quanto antes nos livrarmos disso, melhor. Eu não quero confundi-las. Não sei como categorizar minha música. Pra começar, não quero ser categorizado. Meu trabalho é evitar essas categorias e combatê-las.
Creio que a música pop deveria ser uma grande união, ou seja , ela pode sair de qualquer fonte: música clássica, jazz, literatura, história, em tudo que está o homem está a música pop. Os críticos dirão que não pode ser isso.
E desculpem, eles estão errados!!!!"

Monday, July 24, 2006

SANTA ROSA - A CAPITAL DO MUNDO

Conclusões de um fim de semana em SANTA ROSA:
- Santa Rosa é a capital do mundo, pelo menos os motoristas de lá dirigem como se fossem os gestores do universo
- Tenho muita saudade do meu tempo de guri, acho que por isso não vou muito lá. Fiquei dois anos sem ir,, e essa ida foi mais um pedido de desculpas que uma visita ao pai e a mãe.
- Achei algumas preciosidades, a camisa do primeiro uniforme do PERIQUITO FUTEBOL CLUBE, que não era um time, mas uma máquina de triturar adversários nas quadras de cimento em Santa Rosa.
A outra preciosidade é a primeira folha do primeiro bloco de receitas da mãe,, que ela deu de presente pro Vô Cirilo e Vó Edilia. Como possivelmente vai ficar impossível de ler, eu repito lá embaixo a receita dada.
Os adversários tremiam quando viam esse distintivo
Uma lenda das quadras


grande receita, de uma forma ou outra rege nossa família
"Aos meus queridos velhos, no meu primeiro bloco, a minha primeira receita:
1 . um beijo dos filhos, 2x/dia
2 . um sorriso dos netos, 2/2 horas
3 . felicidade - 1 vol.
tomar um comprimido todas as manhãs em meio copo de carinho
Dra.Silvia"

Friday, July 21, 2006

TRATAMENTO À FÃS E JORNALISTAS , ANTES E DEPOIS DA FAMA

Como vamos ficar famosos, já ensaiamos como as coisas vão ser depois da fama. Antes já sabemos como é!!!!

ANTES DA FAMA

Oiii!! Que legal que vocês vocês vieram!!!Sempre é um prazer ter todos aqui!!Uma foto ,,claaaarooo!!! ( o tom deve ser meloso!)

DEPOIS DA FAMA

Que que tão olhando??? Quem deixou essa gente entrar aqui??? Segurança !!!!!! ( o tom é arrogante e bunda mole)

PS.: como não existem pessoas não inteligentes que frequentam esse blog, não preciso explicar que isso é uma grande brincadeira, afinal de contas, bom humor sempre preservado e continuo achando a vaidade meu pecado predileto, azar dos vaidosos!!

Tuesday, July 18, 2006

A HOMENAGEM E OS ESCOLHIDOS


Não tive irmãos. Não sei se os queria, com sinceridade, assisto tanta coisa por aí que sei lá né??
Então, desde muito novo,, la pelos 16 anos, já velho como falei aí embaixo em algum post, resolvi que eu escolheria pessoas nessa vida que teriam meu especial pensar. Tenho pessoas adotadas por afinidade. O Cazuza, meu irmão adotado - nos adotamos- é a mais famosa dessas pessoas . Ma tenho grandes amigos,,, quase irmãos, eu escolhi sempre. E a partir de uma certa idade, quando entrei na PUC, tive sobrinhos, a Raquel é a mais famosa,, até pela altura e sigo escolhendo pessoas, e elas sabem quem são, que me acompanham nessa trajetória.
Mas tem gente que tem irmãos, e também escolhe pessoas. A Zoca tem uma irmã, a Marcia, e também uns escolhidos, normalmente alunos, os bons alunos heheh. Devo muito pra Marcia, ela que nos levava em 85, pra lá e pra cá, no chevetinho dourado do tio Zé. Lá íamos a Zoca e eu, achando que um dia íamos namorar, e atrapalhando os namoros da Marcia, hehe!!! Duas malas,, literalmente. Baile de debutantes, a Marcia leva, Festa de Páscoa a Marcia leva. Interior é assim, as festas são em datas pontuais . E sempre a Marcia levava. E deu certo , a gente tá aqui até hoje. Isso tudo é pra dizer que em setembro, a Tia Marcia do Pedro, entra nos enta, e não podia deixar de ter uma homenagem por aqui. Pra ela ler e saber de toda importância que tem pra gente, Zoca Pedro e eu. A Marcia é uma baita artista, pinta pra caramba e tem quadro dela por toda nossa casa, é nossa artista predileta !!! Já passou por boas nessa vida, mas ta aí, firme e forte e isso que nos interessa.
Fica aqui os parabéns pra cunhada mais mais, tia mais mais e irmã mais mais!!! E também pro Josimar , que é o companheiro escolhido por ela. Ele que aguenta ela faz um tempo, e irmãs de sangue italiano, não são fáceis hehehe!! Tomara que ela goste desses escritinhos.
As fotos são das irmãs, a de cima é da Marcia com o Pedro, foi o pai que tirou. A de baixo é a Zoca, irmã mais nova e o Pedrão, mais crescido, e foi a Cristine Roschol que tirou.
Tá, tudo bem, eu queria ter irmãos,, pronto,,, tenho um certo ciúme da Zoca, afinal de contas ter uma irmã que nem a cunhada, não é pra qualquer um!
---------------------------------------
Esse blog vai sair de área por uns dias, férias de julho, até pq junho e julho não foram exatamente fáceis hehehe!
Putz,, quase me esqueci, vai o link de um texto que achei maravilhoso. Sobre gente normal, ou seja NÓS!! http://garotasquedizemni.ig.com.br/archives/001839.php

Sunday, July 16, 2006

DA SEMANA, MUITOS ANOS E FOTOS


Como semana que vem vou comemorar um montão de tempo de minha maior conquista, a filha do seu José e da Dona Ivone, vão alguns retratinhos de nossa história aí. Também mais uns retratos do show da Adriana, agora tiradas pela fotógrafa Lu menna Barreto, profissional de verdade heheh. A arte na frente da casa do tio Zé, ele não gostou muito da pintura mas...Nas outras fotos, 12 de dezembro de 1992. Embaixo , o resultado de nossa união super poderosa






"errou que eu vi"


faceria a guria


"tira a mão daí"


a gente estávamos gigantes

ps.: tenho umas amigas viciadas na tal diagramação, devem ta morrendo de dor no coração, mas sinto muito, não sei fazer isso direito!!!!

Thursday, July 13, 2006

A NATUREZA, E MINHAS DESCULPAS

Sou um velho preocupado, sempre fui. Meus amigos são tudo pra mim depois de minha família !! A Zoca me conquistou com aquela frase mais batida do Pequeno Príncipe - és responsável por tudo aquilo que cativas. Sei, sei,,, brega , canhestro etc.... mas verdadeiro pra mim, talvez eu seja brega , canhestro , velho demais etc....
No meio de minhas preocupações, as vezes me passo, fico mais atucanado que as pessoas com quem tenho minhas preocupações. Se me passei com alguém, peço desculpas pelo mau jeito!!!! Mas sabe como é, é minha natureza, e as vezes é difícil!!!!
MEUS GENIAIS, ISSO DIZ TUDO.
NOS CATIVAMOS OS TRÊS, SOMOS RESPONSÁVEIS UM PELO OUTRO

Tuesday, July 11, 2006

ERA O QUE ME FALTAVA!!!!!!!!!!!

.........Ela se deu conta disso, “ não sabia o que fazer da carreira”, e em janeiro do ano passado foi conversar com o guitarrista , produtor e levantador de astrais Marcelo Corsetti..... ( Juarez Fonseca - Aplauso , julho 2006, entrevista com Adriana Deffenti)
Putzz,, acho que sou bom nisso, já tão até escrevendo em revistas hehehe..........

......................................................................................

"AO INFINITO E ALÉÉÉÉÉMMMMM!!!" , como falamos um grande amigo e eu, o bom humor deve ser preservado

Monday, July 10, 2006

O SURTO DO VIOLONISTA E A MAIOR ARTISTA DO BRASIL

Como disse ali embaixo, agora eu sou mau........................com quem merece é lógico.
Semana passada foi uma semana dura pra mim, como tinha dito mais lá embaixo, andava triste, e tristeza não deve ter lugar em minha vida por mais de oito minutos. Bom, gastei todos os oito minutos pelos próximos quinze anos na semana passada. E ninguém tem culpa disso, eu tava assim e pronto! Quase matei a Zoca de susto e resolvi coisas que mudam coisas ( aghhh!!) , sacou? Sempre em minhas turmas, fui o mais preocupado com os outros, como estão , o que acontece e etc...., mas vi que muita energia estava sendo gasta. Daí que resolvi afunilar minhas preocupações. Na vida, a minha pelo menos, existem três tipos básicos de pessoas:
1 - Os amigos: amigo de verdade a gente faz uns dez na vida toda, são de fé e eu sempre digo pros meus: "Se quiser conversar sobre a atuação do Roberto Carlos contra a França as quatro da manhã, me chama". Aos amigos, eu sempre tô disponível. Esse tipo de gente quase sempre vem de tempos mais longínquos. É alguem que estudou junto, um da faculdade, alguém que toca contigo e assim vai, mas não passam de dez, pra vida toda. Alguém pode estar pensando, coitado tem tão poucos amigos. Eu respondo que eu tenho amigos, de verdade, quem muito tem, nada tem!!!
2 - Os conhecidos especiais : devem ser uns cincoenta, sessenta, na vida toda. Não são como os amigos, no coração, mas tem a mesma dedicação de minha parte. Ao contrário dos aí de cima, são mais renováveis. É um aluno da Zoca aqui, alguém que veja um show ali. São especiais e tem lugar no coração.
3 - Os simplesmente conhecidos : são simplesmente conhecidos, isso define tudo. Simplesmente eu conheço e esses, sinto muito, perderam um pouco de dedicação com minha passagem pra maldade hehehe.
Posto isso, já que sou mau, quero que os integrantes dos dois primeiros ítens, que sabem que ali estão até porque sempre deixei claro, podem sempre contar comigo, podem não, devem!!
E xô tristeza!! Até porque não vejo mais meus nove leitores por aqui. Sempre digo que quem faz um blog , não faz pra escrever , botar fotos e notícias, faz pra ter comentários. Pequena falha de caráter que deixa a vaidade se instalar por minutos, heheh!!
Então, voltem leitores ,, e comentem pôôôôô!!

----------------------------------------------------
A segunda parte desse post é sobre os shows da Adriana Deffenti no final de semana. Tenho muita sorte. Tá bom, trabalhei por essa sorte. O que quero dizer é que tocar esse show foi uma alegria muito grande, deu um salto na minha auto estima que tava meio baixa hehe. Praticamente mil pessoas em três dias de show. Shows perfeitos. Opinião de dois amigos de verdade, ítem um, de que o show tá pronto e foi demais, e eles me diriam na lata se não fosse isso. Angelo soberano com seus instrumentos malucos e toda sua inventividade e Adriana,, ah Adriana. Lembro quando vi a guria na TVCOM, pela primeira vez e disse pra Zoca, " Que bacana, vou dar umas horas de estúdio pra ela gravar alguma coisa". Consegui o telefone, marquei uma reunião , dei as horas de estúdio e ela,,,, me vendeu uma demo sem vegonha que tinha..Desgraçada maluca, tinha que dar o disco . Lá se vão oito anos, sempre tocando junto , dando risada e nos divertindo. Agora que foi esse booommm é obrigatório agradecer a todos que de uma forma ou outra estiveram nessa caminhada, nomeando-os: Luke Faro, Rodrigo Rheinheimer ( o XQUINAS tá em todas) e André Dietcsh, do PEÇAS DE PESSOAS, Ruba Snehl, Jorge Dorfman, Michel Dorfman, Edson jr., Otávio Santos da primeira banda e formação. Vocês foram essenciais nesse sucesso!!!
As pessoas tem certo medo de se posicionar, mas azar, digo e pronto:
Adriana é hoje a maior artista que trabalha com musica do Brasil.
Pra Angelo e Adriana, o meu muito obrigado!!!! Vocês não tem noção hehehe!!

NÓS na foto, nos divertimos e sei que encantamos as pessoas ( foto carlitos fork)


Minuto de vaidade, estávamos com poder nesse momento e como disse depois, estávamos bonitos. Verdade, essa alegria faz milagres, até me deixar bonito heheh ( foto carlitos fork)

Divíssima, simplesmete ( foto carlitos fork)

Finalizando: Zoca e Pedro, já disse hoje que amo muito vocês dois??

Saturday, July 08, 2006

EU SOU MAU!!!

Simplesmente isso, testem e verão!!!!heheh

Fotos do show de estréia da Adriana. Não tem muito o que falar,, foi bom, tocamos muito, tava cheio de gente como em todos os shows da Adriana e assim vai . Obrigado ao Angelo e a "Diva" por estarmos tendo esses grandes momentos- "Diva" é uma piada interna, hehe. (fotos - Carmem Salazar)
Por útimo recado ao amigo Leonardo jr. de Recife, segunda tão indo os discos e junto toda obra do Corsetti também. Abração todos em Recife hehe.


Thursday, July 06, 2006

TÊNIS DE SHOW

Esse aí é guerreiro!!!! Me acompanhou em todos shows que fiz nos últimos dois anos, sim,, não gosto de sapatos!!!! A bombacha é do figurino do BLACKBAGUALNEGOVEIO e os bonecos estão protegendo meus pedais..

ps. não sei de quem é a foto, me mandaram.

ps. 2 desculpa o mau jeito na aparência do tópico mas não consegui botar aquela linha debaixo da foto no lugar correto, então............

Wednesday, July 05, 2006

ADRIANA DEFFENTI NA APLAUSO

Post rápido com o texto do Juarez Fonseca sobre o disco da Adriana. Também posto lá no fim mais duas fotos do Rio. Eram pra ser no Post anterior mas o blog não aceitou, vai entender!!!

Olho nelas

Estamos apenas no meio do ano , mas já tinha para mim que dificilmente alguém tiraria de Marcelo Delacroix, com Depois do Raio título de melhor disco feito no Rio Grande do Sul em 2006. Mas ouvi a prova do CD de Adriana Deffenti que deve sair em julho, e balancei. É um espanto!!! Ia escrever que desde Elis Regina e Adriana Calcanhoto não ouvia algo tão bom e tão completo vindo de duma cantora gaúcha, mas poderiam me chamar de exagerado.Afinal, embora cante desde 1988, ainda nem se pode dizer que Adriana Deffenti tinha uma carreira. Sua trajetória é oscilante, não por falta de qualidade, mas de fluência. Ela se deu conta disso, “ não sabia o que fazer da carreira”, e em janeiro do ano passado foi conversar com o guitarrista , produtor e levantador de astrais Marcelo Corsetti, com quem fizera em 2002, o primeiro disco Peças de Pessoas. Começou então a formatar um repertório testado três meses depois, no auditório da Livraria Cultura, com uma reveladora surpresa: tiveram que fazer sessão extra , e mesmo desta ficaram de fora umas 60 pessoas. O sucesso impulsionou a gravação do disco em junho, no estúdio de Corsetti, o Tec Áudio, um dos melhores de Porto Alegre. “ Fui fazendo pelo que eu tinha vontade de fazer, eu só queria que ficasse bonito, nem deu tempo de pensar se iria funcionar” , diz Adriana.
A voz dela ficou ainda mais bonita, a emissão é irretocável. Sua maturidade faz com que as músicas teoricamente desconexas pareçam feitas para ela, que mostra assim talento para garimpar e misturar coisas boas, o que é raridade hoje na música brasileira. Aliás , Deffenti já não pode ser classificada como uma cantora pop, ou de MPB, ou “eclética”. Tornou-se uma cantora que dispensa rótulos. E os músicos e arranjos fecham à perfeição com a idéia de delicadeza e universalidade. São quase sempre ótimos violões de Marcelo Corsetti e Ângelo Primon ( também viola caipira e sitar) e a percussão do bamba paulista Caito Marcondes, com algumas inserções de baixo acústico, violino, violoncelo.
O disco tem canções da musa portuguesa Maria João, de Herbert Viana, de Luiz Tatit (a saborosa Capitu), dos argentinos Leguizamon/Castilla e Gustavo “ Soda Stereo” Seratt, do uruguaio Eduardo Mateo ( essas todas cantadas em espanhol) , e dos gaúchos Otávio Santos, Raul Elwanger, Nei Lisboa e Vitor Ramil. De Otávio ela escolheu o samba – canção Assim que Brinco, de Raul, a praieira Tem Tainha; de Nei, a clássica Berlim Bonfim ( que brinca de ser tango e samba); e de Vitor, Foi no Mês que Vem.
Oito anos de palco e estudos de canto estão plenamente justificados. O CD sai pela Orbeat Music, que até agora só havia lançado rock e regionalismo. Antes tarde do que nunca.
JUAREZ FONSECA

ps .: sem fotos,, o blog não deixa mesmo,,, fazer o que???????

SHOWS ALEGRIAS E TRISTEZA

Fizemos o show do Bebeto Alves no Theatro Municipal de Niterói, maravilho esse teatro. O show foi competentíssimo como tem sido sempre, e é uma grande alegria tocar com Luke e Rodrigo, nosso fabuloso XQUINAS. Mesmo com pouco público, foi muito legal, Bebeto, Luke, Rodrigo, participações especiais de Drica Novo e Mel Lisboa, valeu!!!!
Também desde ontem tô meio tomado por uma tristeza, sei lá, gastei meus oito minutos ontem e hoje já queimei os de amanhã (putzz, dezesseis minutos é demais), mas já passa, afinal de contas, nada além de oito minutos, a não ser em casos especiais.
Aproveito pra convidar a todos pro show da Adriana Deffenti que vai acontecer nos dias 7,8,9 de julho, no Teatro Renascença ( Érico Veríssimo , diagonal com a Zero Hora), 21 horas. É o pré lançamento do segundo disco da Adriana, trabalho que produzi junto com Angelo Primon (www.angeloprimon.com ) e com a própria Adriana (www.adrianadeffenti.com.br ). Esse show é especial, altíssimo nível mesmo. Fica o convite então !!!
Deixo uns retratinhos do Rio de Janeiro!! Abraços!!
Luke Faro, Rodrigo Rheinheimer, Mel Lisboa e Bebeto Alves, eu sou o la de trás ( foto Robson Lins)
Bebeto Alves, Mel Lisboa e Drica Novo , eu sou o da frente( foto Marcelo Corsetti hehe)


meu pessoal sempre de prontidão, afastem-se de nossos pedais (eu tirei a foto)

Sunday, July 02, 2006

DA SEMANA E VIAJEM

Bom,, sem grandes coisas na semana mas o destaaaaaaaaaaaaaaque vai para:
- bons resultados do Pedro na natação e troca de brasão na esgrima,, vale muito isso pra um pai que acredita no esporte como elemento de integração, educação e disciplina.
- Péssimos resultados no campo, Brasil eliminado e sonado. Muito chato ver o Pedro chorar por essa derrota, mas faz parte do futebol. Sem dúvida uma grande decepção, e fica minha pergunta aos adoradores do futebol " artchhh": - Está inaugurada a " ERA RONALDINHO GAÚCHO???" Por coerência deveria!!
Fora isso vamos que vamos. Vão começar os shows, até que enfim, e fica uma pequena agenda
- 04 de julho - Bebeto Alves e os Blackbagualnegovéio, com participação de Mel Lisboa, no Teatro Municipal de Niterói. Viajamos daqui a pouco.
- 07, 08, 09 de julho - Adriana Deffenti com Angelo Primon e eu no Teatro Renascença, Porto Alegre. Pré lançamento de um dos grandes discos que produzi. O show tá demais,,, quem puder apareça por lá,, sempre 21 horas.

BLACKBAGUALNEGOVEIO em ação no Theatro São Pedro ( foto de Mariane Selli ou Poliana Pasa ou Aline Ben)

Adriana Deffenti, Angelo Primon e eu no palco do Praia de Belas depois de um super show (foto Pedro Marostega Santos)

* a partir de hoje vou tentar botar sempre o crédito das fotos pois sempre tem algum artista por trás dessas imagens, e artistas não devem ficar sem crédito. Quando não tiver crédito fui eu que tirei a foto.