Monday, May 01, 2006

O SILÊNCIO DO TEMPLO


A nossa turma budista

Hoje, primeiro de maio, por sugestão de minha amadíssima, queridíssima, e todos ...íssimas possíveis ( que ainda a não definiriam totalmente) esposa Zoca, fizemos um programa diferente , daqueles que a gente acorda e diz - vamos pro TEMPLO BUDISTA DE TRÊS COROAS (www.chagdud.org).

Fizemos a mais descompromissada das viagens, Zoca , Pedro , minha mãe Silvia Regina e meu irmão adotado por afinidade Ricardo "Cazuza" . Parada em Cachoeirinha para um churrasco, afinal de contas depois entraríamos num recanto onde picanhas e costelas não são exatamente o prato mais aceito, e muita calma na estrada. Fazia tempo que não andava a oitentinha com tanta alegria.
Muita coisa se vê e se pensa num passeio desses.
Na ida, já tive um misto de alegria com irritação, alegria por ser tão bonito o caminho na estrada até Taquara e Três Coroas. Irritação por não termos política de turismo nenhuma para mostrar a todos essas belezas. Ainda brinquei, A Suiça é Aqui, só falta a neve!!!!!!!!!!Tá, tudo bem, é uma ausência difícil de ser substituída, mas as paisagens são muito belas, e com o friozinho no couro, fica melhor ainda.
A Suiça é aqui
A Suiça vista do Templo
Chegando no templo, grande surpresa: tudo é muito bonito, limpo e bem cuidado. Realmente ali existe uma energia diferente, emoldurada por paisagens de filme. Fiquei me perguntando porque naquele lugar, um templo budista mundialmente importante, com construções aparentemente carissimas, e carinho especial de moradores e visitantes ? ( que monte de ...entes, mas é isso mesmo, a coisa é grandiosamente grandiosa , hehe).
A coisa mais importante que pude refletir por lá, é a total ausência do silêncio em nossas vidas urbanas. Tá certo , quando falava isso com uma moradora do local estourou o alarme de um carro, só pra lembrar que seriam alguns momentos de silêncio, nada mais!!!!!!. Mas sempre que toco , principalmente música instrumental e os shows da Adriana (www.adrianadeffenti.com.br) , fico na expectativa de conseguiremos fazer algum silêncio, um momentinho que seja. Por mais incoerente que possa ser, quando realizado, esse é o momento mais mágico de uma apresentação . A música está acontecendo, mas cada pessoa vai ouvindo da sua maneira, e a ausência total de sons ecoa na sala como um grande onda. É maluco, mas é verdade. Consegui isso poucas vezes nos últimos anos e sempre me gerou uma satisfação extrema. Lá no Templo fiquei pensando nisso, como faz falta o silêncio em nossas vidas, e como aquelas pessoas devem se sentir bem, simplesmente com aquele sino que ecoa nas belas paisagens de minuto em minuto , mas que passa a fazer parte da nossa percepção de quietude naquele ambiente especial.
Zoca , Pedro, Mãe e eu- nossa turma completa na frente do Templo
A frente do Templo principal de orações
Pedro,Zoca e Mãe no local do "sino tocante"

Por último a curiosidade do dia, existem nos passeios de circulação de visitantes, vários desses triangulos de proteção das formigas. Parece bobagem, mas naquela hora todos nós cuidavamos muito pra não pisar nos bichinhos e até tentamos colocar algumas no rumo da fila, visto que estavam saindo do rumo da passeata.

"CUDADO COM AS FORMIGAS"

8 comments:

Aline Ben said...

mas ahhh hein! tá andando muito com jornalistas pelo jeito...hehehe. lindas as fotos! linda a família! lindo texto! isso aí.. a vida é boa e é feita dessas coisas! abração!!!

Poliana Pasa said...

Imagina só se o Jack Kerouac visse esse tempo. Ia sair uma versão dos pampas de "Os vagabundos iluminados"! hehe

Lindões, todos vocês - em especial a tua camiseta, claro.

E silêncio pode ter certeza que tu causas. Depois daquele show do XQuinas, por exemplo, fiquei um tempão sem conseguir falar nada!

Abração.

Caroline Scortegagna said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Caroline Scortegagna said...

Oiii!!!
Bom... sem palavras... Ir para o templo de três coroas é realmente uma viagem incrível!!! Aquele lugar é incrível... até mesmo a mais irritada das pessoas consegue ficar tranquila lá.. seja pela paisagem ou bela beleza do local!!!
Como tu disse "a suiça é aqui", mas infelizmente é uma suiça inesplorada!!!
Ótimo passeio para fim de semana, ainda mais do lado de quem se ama neh??? Linda as fotos e, imitando a lineta, linda a família!!!!

Anonymous said...

Bah, que passeio incrível voc^^es fizeram! Imagino que tenham aproveitado bastante, pois dizem que a energia por lá é muito especial.
Acho que vou levar a Poliana e o "seu Gerson" para darem um passeio por lá. Quem sabe não ficam zen...
Ah, as fotos realmente mostram a nossa Suíça, pena que os políticos e técnicos da área não queiram ver.
Opa, ia esquecendo, os artistas das fotos também estavam muito lindos! Parabéns a todos!
Ótima semana!
Grande abraço

Anonymous said...

Corsetti!
Que lindas as fotos! O passeio de vcs deve ter sido algo mesmo. Feriado é sempre bom. Quando a gente tá perto de quem gosta, melhor. E quando se pode aproveitar um feriado pra viajar com quem a gente gosta, perfeito!
A Mari mau humorada vai dormir agora.
Te cuida. Abração!

Anonymous said...

Como já dizia o grande John Cage: "Nenhum som teme o silêncio que o extingue, e não há silêncio que não esteja grávido de sons".

Anonymous said...

Sem dúvida...isso tudo tá te fazendo bem. Até qualquer ruim que seja, aliás é o que mais nos leva a um crescimento.
Quanto a Suíça, prefiro pensar no Tibet.
Mas, olha só que coincidência escrevi alguma coisa que se chama 180 graus-A Diversidade, postado no blog, mas modificado e muito depois. Acaba que toca nesse assunto. Lá no São Pedro vai rolar em tom de poesia.
Valeu.
Um abraço.