Tuesday, June 13, 2006

VAI COMEÇAR PRA NÓS....E NÃO VAI MELHORAR SE PERDER


Começa hoje a COPA DO MUNDO para nós, aqueles que torcem para a Seleção Brasileira e não acham que se perder as coisas vão melhorar. Esperamos que o Dentuço aí de cima jogue muito e que o gordo faça muitos gols e se transforme no maior goleador da história das copas, ora gordo!!! Não vou falar em sorte pois como definiu nosso gestor de talentos:

“ A SORTE É A ARMA DOS INCOPETENTES”


Vai aí a síntese de minha história de copas do mundo:

- 1970 – campeão,, mas não sei de nada, era muito novo, um ano e meio e só me lembro de foguetes.

- 1974 – ainda era muito novo,mas malditamente me lembro dos gols da Holanda contra o Brasil. Eu tava naVigor, clube de piscinas de Santa Rosa. Sei lá o que eu tava fazendo lá, era inverno!!!!

- 1978 – Aqui começa minha história de Copas sabendo o que tava acontecendo. Íamos a Cruz Alta, assistir os jogos na TV colorida do saudoso Vô Cirilo. Aqui surgem os Fantasmas do Apocalipse, aqueles que diziam que se o Brasil ganhasse a copa, o país nunca ia melhorar. Me lembro de São Amaral, que nos salvou no jogo contra a Espanha. Ficamos em terceiro mas pô,, o Quiroga podia ter pelo menos disfarçado.

- 1982 – Não tinha como perder. Perdemos!!! Havia um Paolo Rossi no meio do caminho. Os apocalípticos sorriam de canto nas ruas, aliviados e surgiu uma nova e desgraçada raça, os que procuram culpados. Nessa Copa elegeram Valdir Peres, Toninho Cerezo e Serginho Chulapa como vilões.

-1986 – Os apocalípticos estavam desesperados porque tava na hora de ganhar uma copa. Perdemos de novo, surgiu o goleiro da França e a maldita trave. Comecei a achar que era azarado e nunca ia ser campeão do mundo entendendo o que tava acontecendo.

- 1990 – Essa foram os apocalípticos que secaram. O presidente era o mauricinho caçador de marajás e nem Deus salvaria o país se ganhássemos a copa. Secação mesmo. Nunca um jogo viu tantas bolas na trave e o Muller errou um gol que até a vó judith fazia , e olha que a vó nunca jogou muito bem. Eis que de repente o Canigia tava na frente do Taffarel e..... voltamos pra casa de novo. Os achadores de culpado escolheram dois e foram cruéis, Sebastião Lazaroni que resolveu jogar no tal 3 5 1 e Dunga que era um jogador que marcava muito, pecado mortal para esses inquisidores.

-1994 - Bom, aqui começo a enfrentar os apocalípticos com um argumento: - Só perdemos e não tá melhorando nada , então nessa vamos ganhar. Ganhamos, e ganhamos mostrando o que o país precisa, organização, boa administração e foco. Para melhorar tudo, o goleiro que pegou pênalti é conterrâneo lá de Santa Rosa e o capitão era o Dunga, lá de Ijuí. Para desespero dos apocalípticos o país começou a melhorar, a inflação foi embora e as pessoas podiam minimamente organizar suas vidas. Os inquisidores não se manifestaram, time campeão não tem culpados!!!!

- 1998 – Foi o auge dos procuradores de culpados. Até CPI eles conseguiram colocar em prática. O time não era lá essas coisas , mas era bom, e fomos indo , indo e chegamos a final. Perdemos visto que a França jogou melhor e ainda teve a maldita convulsão do Ronaldo,sim senhores, até os FENÔMENOS tem essas coisas. Foi a auge das teorias conspiratórias e o que ficou de ruim dessa copa foia quantidade de bobagens ditas. Mas quem tem Galvão Bueno como maior ícone das transmissões esportivas tem que agüentar, nem que seja de castigo !!!! As pessoas não entenderam que nesse esporte, um time ganha e outro perde, não estávamos acostumados a estar no papel do que perdia , daí toda essa confusão.

- 2002 – quase não classificamos. Daí classificamos e o Felipão disse: “ meu time é o da cadeira de rodas mais dez”. Naquela época o problema não era gordura, era o fato de que o cara era inútil e jamais jogaria futebol. Jogou. Ganhamos. Goleador da copa. Sete vitórias e uma alegria muito grande até por que aqui tá começando a história de Copas do Pedro, meu filho. Fica estabelecida uma supremacia no esporte que dificilmente será batida.

Agora tá começando mais uma, com todos ingredientes das outras, inclusive a falta de respeito com o Ronaldo, mas tudo bem, depois vão dizer que nunca haviam dito aquilo.
Tudo isso pra mostrar o fascínio que tenho por esse esporte, o futebol e principalmente por nossa seleção, a melhor do mundo disparado. Para mostrar bem o papel desse time sempre digo que nos quatorze anos que estou casado com a Zoca, tive três discussões maiores, todas em jogos do Brasil, ora dizer : - vai te dar um treco, é só um jogo desse time de amarelo!!!! Ora time de amarelo, é a SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL!!!!


Ah, assim como os micos leão dourado e os dinossauros, os apocalípticos e os inquisidores sumiram do mapa.
-------------------------------------------------------------------
Na última semana deu uma urucubaca com alguns parceiros meus. O seu Castor, grande figura que conheci lá em Santa Cruz no show do Bebeto, resolveu se exibir e tá no hospital. Pra quem crê, faça uma oração, pra quem não crê, pensamentos positivos são aceitos. E no sábado faleceu o Carlos Theo, grande criador e cordenador do projeto de circulação do SESI que participei ano passado fazendo shows e palestras com Ângelo Primon e Adriana Deffenti. Como sou totalmente inábil nessas horas deixo um grande abraço na família do Théo

4 comments:

Poliana Pasa said...

Eu já tô bem grandinha e ainda não sei bem o que tá acontecendo nos jogos. Me limito a analisar os uniformes e a soltar uns "uis" com cara feia cada vez que os jogadores entram em rota de colisão - com o chão ou com outros jogadores.
Mesmo assim, vou ver o jogo hoje. Com negrinho! hehe A bela já tá fazendo pompons.

Corsetti, valeu pela força com o vô. Mesmo! Muitas orações e tudo vai dar certo.
Abração!

Bebeto Alves said...

bacana marcoca,legal mesmo. Nada do que a gente realmente entende e, escrever bem sobre. Tu ta me saindo hein?
abs
balves

Bebeto Alves said...

na real a frase era nada "como o que" a gente, patáti patatá.
putz...
tenho que dormir mesmo.
balves.

Leonardo Jr. said...

Legal... Minhas primeiras lembranças começam em 82. Curiosamente não lembro muito bem do jogo contra a Itália. Lembro mais da festa contra a Nova Zelândia...