Friday, June 02, 2006

O MODERNOSO E O MERTIOLATE

No mundo atual, opss, nao é redação pro vestibular,, vamos ao que interessa

Dois posts atrás, ali embaixo, fiz minha singela homenagem a Zoca, minha esposa , pelo dia das mães (extensivo a todas mães) . O título era "MINHA ZÁ É F* ". Eis que no momento em que eu tava publicando, o Pedro passou por aqui e perguntou: - Pai o que é ffffff?. Respondi formosa, fantástica . Logo ele retrucou dizendo "fedida porque tu falou nuns perfumes antes, manhêêêêêê, o pai te chamou de fedida!!". Contei isso a alguns amigos e quase fui crucificado por não dizer o que era e pronto. Comecei a pensar e cheguei a uma conclusão: não sou um cara moderno!!!! Mas como não,,, sempre que toco dizem que sou um guitarrista moderno, com sons ultra extra hiper pós tudo. Os sons do guitarrista podem ser , o Marcelo não. Ano passado, quase apanhei de um a professora do Pedro por ter contado a ela que não deixei ele, Pedro, falar com um(a) colega no quarto com a porta fechada. O argumento era da individualidade, o psicológico etc...Professora modernosa essa.. Ora, concordo que cada um tem sua individualidade, mas não é falando trancado no quarto que ela se manifesta, pelo menos quando se tem oito anos e não vai no mercado sozinho!!! O psicológico.........não vou nem falar, é muito psicólogo pra pouco louco no mundo moderno, então lá vem teorias............. Por enquanto sigo no meu pensamento de que a boa educação não tem muito espaço pra democracias, manda (educa e ensina) quem pode e obedece quem deve e precisa. Meus doze leitores devem estar chocados, mas não tem muita diferença entre um bem educado no início do século e hoje, idem para mal educado.
Mas voltando ao f*, não acho que seja muito útil a um menino de nove anos ter um repertório de palavrões. Sei, já deve ter um modernoso dizendo: - mas todos dizem palavrões ou então mas isso nem é mais palavrão. Sinto, mas lá em Santa Rosa de onde eu vim, continua sendo.
Buenas , eis que fiquei esses dias pensando, quase traumatizado, que não sou um cara modernoso. Enumerei um monte de coisas que me deixaram com a certeza disso. Vou listar a seguir, mas a primeira é a mais importante pois é a que sustenta mesmo minha conclusão, e por isso vai com destaque e explicação:
- MERTIOLATE BOM MESMO ERA O QUE ARDIA E ERA MEIO ALARANJADINHO: não vão querer me dizer que esse mertiolate novo aí funciona. Quantas vezes cheguei em casa com a perna toda ralada do futebol, liguei o ar condicionado no pau porque assoprar só não dava, tasquei meio vidro do negócio no machucado , corri pela casa toda aos pulos e gritos e, em seguida............... tive o alívio imediato. Muitas. E agora vão querer me dizer que esse branquinho que não gera nada desse ritual funciona?? Duvideodó. É um plano dos modernosos pra nos enganarem.
Vamos a sequência da lista:
- Casamento é pra sempre. Sem essa de o amor acaba. A gente que não faz força e deixa acabar. Tá na hora de pensar nisso.
- Sou adepto da fila na escola do Pedro, do menor pro maior, tira a distância e ....aula. A modernidade diz que sempre vai ter um que vai ser o último ( no caso o meu Pedro que é bem maior que os colegas ) e isso não é bom. Ora,, sempre fui o último da fila e não consigo recordar de nada que tenha sido tão ruim. Tô conquistando adeptos a minha causa na escola.
- Continuo achando que alunos são alunos, e não clientes como os administradores das universidades querem fazer parecer. Só conheço eu que rodou em alguma coisa lá na PUC. Putzz, isso sim pode criar trauma, será que sou burro? Não tinha pensado nisso antes.
- Palavrão é palavrão. Não me venha que agora é gíria, faz parte do linguajar etc... não me convence.
- Acho um saco a patrulha anti tabaco, nada mais moderno que isso.
- Disciplina não é defeito, é virtude.
-Escrever e falar direito o português continua sendo de bom tom, naum não existe, é não e pronto.
- Continuo achando que o fio do bigode vale pra caramba.
- Acho que existe o certo e o errado, meios termos são como meio grávidas
- Apirina não faz mal
- Continuo achando que comer carne faz bem. Vocês já viram a cor desses caras que só comem verde?? Uns vão ficando meio amarelo-marron tipo os bovinos jérsei e outros branquelos. Não dá né, a costelinha e picanha de domingo deve ser preservada.
- Carona é na porta de casa. Os modernos oferecem uma carona e deixam na parada de ônibus ou no ponto de táxi. Nunca vi disso. Lá em Santa Rosa, carona é na porta de casa. Tá certo que tudo é mais perto mas...........azar. Meus nove leitores, eram doze lá em cima mas três já devem ter me largado de mão por ser retrógrado, já foram beneficiados por esse pensamento que tenho.
Chega, tem mais um monte de coisas mas daí vou começar a perder amigos e na minha falta de modernidade, continuo achando que nada vale mais que minha família e meus amigos.
Grande abraço aos nove, ou será que já são menos??Ah, uma grande notícia: os shows vão começar e daí vou poder botar fotos de shows no blog ao invés de incomodar vocês com minha total falta de talento pra textos e coisas afim.
mais um abraço e valeu
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Ia me esquecendo. Semana passada teve o show do BEBETO ALVES, acompanhado da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Foi um super sucesso, teatro lotadaço . Grande figura o Maetro Cunha que regeu os arranjos do seu filho Vagner Cunha com categoria de poucos. Como sempre presença do XQUINAS acompanhando o Bebeto. Pra aliviar as tensões e ver se recupero uns dois leitores perdidos vai umas fotinhos aí.
Set list do concerto e um pedalzinho, orquestra e pedaizinhos combinam sim, é até moderno!!!!
Ensaio no sábado as nove da manhã, regência Bebeto Alves e Antonio Carlos Cunha

PRS custon 10 top que usei no concerto (Zoca e Pedro sempre presentes)

PS.:bom tem mais duas fotos , do XQUINAS do maestro, mas como o blogger se nega a publicar, depois eu posto

6 comments:

Xingão said...

Queremos ser modernos ou corretos?
Se queremos ser modernos, tá na hora de revermos nossos conceitos...
Se nossa preocupação é com a correção, então pouco importa se é moderno ou não.

Por exemplo (agora o Corsetti perde os últimos leitores),
moderno é não bater nos filhos, moderno é respeitar seu espaço e individualidade, etc. Porém a modernidade faz isso sempre com meias verdades e de maneira e inconseqüênte.
A Xuxa e o Faustão, em campanha contra bater nas crianças. Eles falam algumas verdades obvias, tipo, "tem gente que queima a criança com colher", "tem gente que espanca a criança, qdo estão bebados", etc.
Ora, qualquer pessoa com um mínimo de consciência sabe que isso é errado, mais ainda, isso é crime!
Mas essa dupla de sábios (aos seus próprios olhos) acham que bater, com a intenção de educar, disciplinar a criança também é errado. Eles igualam dar palmadas com espancar crianças. Usam das meias verdades e se acham modernos pra caramba.
Quem se acha moderno também é a plateia desse pessoal, que sem capacidade de questionar seus 'ídolos', só fazem aplaudir.
Lamentável.

Xingão said...

PS. Quanto ao Mertiolate, sou moderno!

Anonymous said...

Corsetti! Eu li tudinho e estou entre os teus nove leitores! hehehe
Tu sabe que eu sou uma idosa de 19 anos e que sou bem feliz sendo assim.
Abração!

Caroline Scortegagna said...

Oii Marcelo!!!
Sou mais uma que está entre os teus nove leitores!!!
E olha que, em meio aos meus 21 anos, concordo com muito do que tu disse!!!
As filas devem ser do menor para o maior.. é mais bonito... (apesar de eu quase sempre ter sido a 1ª da fila)... Mertiolate é mertiolate e ponto. (eu odiava aquiloo), palavrão não é gíria (apesar de eu usá-los as vezes) e meio grávidas não existem, realamente...
Tu não é retrógado!!! A modernidade que está pós-moderna demais!!! Eu, já me apavoro com a infância de hoje em dia!!! Será que devo ter filhos?? Até que ponto os pais conseguem controlar??
Mas, com um pai desses tenho certeza de que o Pedro está no bom caminho!!!!
E.. assassinar o português é o fim de tudo... (mas eu confesso que escapa um naum de vez em quando!! No entando "excrever axim" é intolerante!!!)
Abração!!
Ahhh, realmente aspirina não faz mal...(ou eu já estaria morta) e quem não come carne tem uma certa cor estranha!!!

Poliana Pasa said...

Atrasada, mas cheguei. E li. E concordei e discordei.
Como já fui chamada de pós-moderna, creio que estou além de alguns certos/errados do teu post. Mentira, pura mentira...
Concordo com muita coisa do que disseste, não é à toa que me apelidaram de Corsetta. Mas, cada vez mais, me convenço que de os pretos não são bem pretos, nem os brancos muito brancos. A vida tem muita de cinza e se a gente é certo, convicto e duro demais, acaba sofrendo mais do que o necessário. Capacidade de adaptação é muito importante. Mas, pensando bem, adaptar-se é uma idéia muito moderna. E ainda, por outro lado, eu te acho bem moderno. Sim, senhor. Ser tão legal e adotar sobrinhos é moderno. Adoção é modernidade total, acho até que tá na moda! hehehe
Enfim, post engraçadíssimo.
Abração, Corsetti!

Ah! Quanto às crianças, que causaram tanta polêmica nos comentários: acho que, se sentirem abertura suficiente, não vão querer tanto espaço e individualidade. Até porque crianças gostam muito de dividir, quase demais. Viu, tio, esses dias de tarefas maternais estão criando novos pensamentos...

Poliana Pasa said...

Bah...quase ganhei do tal do Xingão no comentário/texto.

E esqueci de dizer uma coisa: palavrão é terapêutico. Não precisar ensinar para crianças tão cedo, mas elas vão aprender a se beneficiar dessa técnica. Nem sempre os oito minutos funcionam.
Agora chega! hehe
Abração!