Wednesday, December 09, 2015

MEUS PRIMEIROS "PILA"!! E TATTOO DAY

Há poucos dias , um amigo de Santa Rosa, o coloradíssimo Fernando Silveira escreveu um bonito texto sobre o seu primeiro trabalho remunerado, como estagiário do Banco do Brasil em Santa Rosa. Lembro bem dos guris com seus uniformes azuis, Fernando, João "FOTHER" Vagner, César Carpenedo, Alexandre Klein e assim vai. O texto foi publicado no blog da Ana Claudia Milani e fui obbrigado a fazer um comentário pois era muito bem escrito e prazeroso de ler. 

Pois bem, a Ana me propôs a mesma tarefa. Escrevi e boto aqui o link relativo ao blog dela, e também o texto de meus primeiros pilas.



Santa Rosa, algum tempo lá entre 1975 e 19882/3
Quase um desafio, pensar no meu primeiro trabalho remunerado, mas vamos lá.
Vim da cidade que mais tem terra vermelha do mundo, Santa Rosa. Costumo dizer que o mundo é um pedacinho de chão ao redor de Santa Rosa.
Passei uma infância/ adolescência feliz. Filho de dois médicos da cidade sempre fui estimulado a estudar, e fazer algum esporte. Podia escolher desde que fizesse algum esporte. Meu pai sempre  foi um empreendedor e era um sujeito rigoroso na mesma medida que carinhoso com  o filho . A mãe era o algodão entre os cristais quando esses dessem alguma problema.
Aos 12 anos virei atleta de natação, mas também joguei volei, fui um bom goleiro de handebol e futebol de campo e assim era a vida por lá. Digo lá mas o certo seria lããã, porque ser uma cidade tão especial tem que ter dificuldades pra chegar , entao é longe, bem longe.
Quando eu tinha uns 13 anos fomos a Santa Catarina para as ferias de verão e eu sempre tinha uma admiração/curiosidade pelos artesãos que vendiam suas coisas na beira da praia. Na época eram chamados hippies, seja lá o que isso tivesse a ver com o artesanato. Nessa ida, fiz amizade com um dos “hippies”, o Renato. Lembro o nome até hoje pois isso teve importância em minha vida. Todas as noites eu ia na “banca” dele e ele me ensinava algo em relação aquela arte. Não sei o que o pai e a mãe achavam disso, mas nunca me proibiram . Foram 20 dias de aprendizado.
Na volta, encomendei arames com um primo que Morava em porto alegre, visitei armarinhos em Santa Rosa e comprei quilos de miçangas, canutilhos, durepoxi ( muitos brincos usavam durepoxi) e outras materias primas para o início da produção.
Pois bem, minha primeira grana digamos assim, veio de fornecer brincos e pulseiras a uma loja que ficava na Avenida América, logo  abaixo da casa do Coelho ( Claudio Joner). A loja , se não me engano, era do irmão do Hércules Dal’Prá. Se não me engano também , se chamava Cyro. Uma lojinha que chegou antes do seu tempo. Vendia lenços, incensos, echarpes e……brincos e pulseiras. Durante um ano fui um dos fornecedores e ganhei uns pilas. Se não pagava as contas da casa, ajudava no cinema no Cine Odeon aos domingos. Eu passava todo tempo que não estava em aula ou treinando na piscine com alicates na mão, fedendo a brasso ,que era o limpador dos arames , e tentando criar minhas obras. Um grande ano. Nem sei porque acabou meu “contrato” mas fiquei mais algum tempo entortando arames e depois parei. A natação passou a ser mais cansativa e tomar mais tempo.
Isso foi importante na minha vida pois de uma forma ou outra, até hoje tenho quase a mesma orientação daquela época. Trabalhar com alguma forma de arte, uma certa insegurança no fim do mês mas muita alegria de estar fazendo o que quero , quando quero e com as pessoas que quero.
Vim morar em Porto Alegre em 1986 e a partir de 89 sou músico profissional, fiz engenharia elétrica, me formei em administração de empresas, tenho um estúdio de gravação que é referência no estado e já toquei com praticamente todos artistas que gostaria de tocar quando comecei minha carreira ( Bebeto Alves, Vitor Ramil, Duca Leindecker, Adriana Deffenti, Glória Oliveira , Marcelo Delacroix e assim vai…) , além de ter meu próprio grupo, o XQUINAS.
Sou casado com Dona Rosangela “Zoca” Marostega , uma fonoaudióloga das mais respeitadas do estado, desde 1992 e tenho um filho de 18 anos, atleta olímpico de esgrima do Brasil, o Pedro Marostega. Talvez essa escolha de meu filho tenha um pouco a ver som fazer pulseiras e brincos. Seria bem mais fácil ser jogador de futebol.
Estando com esses dois, não preciso mais nada em minha vida. Considero esse o grande sucesso de minha vida. No resto sempre se dá jeito…..


Marcelo Corsetti Santos


-----------------------------------------------------------------

Mais uns risquinhos no braço para comemorar nossa parceria e ainda fazer uma previsão otimista !! Confiança total no parceiro Mauricio Aquino para mais um trabalho.


Monday, October 12, 2015

UM GRANDE PROJETO!!!

Vendo  reportagem do Fantástico sobre o menino contrabaixista, lembrei que esse projeto tem o intuito de ajudar o desenvolvimento de crianças em escola de música referência!!!








Monday, August 03, 2015

SOU TEU FÃ !!!!

Em tempos de internet surge  uma certa confusão mental em quem é mais velho , tipo eu assim. Primeiro que todo mundo vira legal, bom caráter, melhor do mundo. Segundo que esses são aos milhões. Então fica difícil saber ao certo, no mundo real o que é bom mesmo , o que é bem mais ou menos e o que nem bem mais ou menos é. Para mim é claro !!!! 
Escrevo isso aqui para mostrar alguns ídolos meus dessa confusão toda. 



- Começo por um trio que hoje comemora um ano do ínicio da viagem para realização de um sonho, participar dos JOGOS OLÍMPICOS DA JUNVENTUDE DE NANJING 2014. Há exatamente um ano o trio GABRIELA CECCHINI, ALEXANDRE TEIXEIRA E PEDRO MAROSTEGA era a esgrima do Brasil na China. Passa rápido, mas aqueles dias jamais serão esquecidos. Os melhores atletas, a melhor preparação e o esforço total para chegar lá e fazer bonito. Um ano já se foi mas, individualizando pra cada um, SOU TEU FÃ !!!!

- O cara é um crazy total, conheci durante as aulas da Unisinos lá no Estudio. Sempre na beca, um lance meio Paul Mcartney meio não sei o que!!! Depois virou um lance meio Jesus Cristo com uma barba inqualificável. Mas durante todo tempo tocando, acreditando na história da banda dele, e mandando ver em shows, apresentações e uma forma de divulgação bonita e efetiva. Falo do DANIEL TESSLER e a banda dele, a Tess. Gente boníssima e maluco o suficiente pra ter certeza que as coisas vão acontecer. SOU TEU FÃ !!!!

- Os interioranos se encontram,,, e os bem interioranos se encontram e de uma forma ou outra acabam fazendo suas histórias andarem pra frente. As pessoas nào tem noção do que seja ser um músico em Giruá. Quem diz que tem, tá mentindo. Eis que conheçø um sujeito desde os anos 80. Fui numa festa,, o cara pegou o violão e tocou mais ou menos 300 músicas,,, quando não havia mais uma musiquinha possível de ser tocada o cara me alcança o violão e diz : TOCA UMA AÍ!!!!  Devia ter dado um soco nele. Mas nos encontramos por aqui e o sujeito sempre trabalhando. Incansável. Passou por todos os perrengues possíveis e imagináveis e sempre esteve com o sorriso no rosto e pronto pra  fazer a alegria de todos na volta. O TIAGO FERRAZ  é um sujeito que faz. Grande amigo, grande músico e um empreendedor. Quando crescer quero ser igual a ti. SOU TEU FÃ !!!!

- Há poucos dias andando pelo mundo virtual ouvi uma nova cantora daqui do Rio Grande do Sul, a ANA MUNIZ.  Recomendo demais. Mulheres que cantam bem tem aos montes. Mulheres que cantam bem, são criativas, destemidas no som que fazem, que arriscam na música, nos arranjos e na idéia de música são pouquíssimas. Fiquei encantado com o som e a originalidade da Ana e recomendo pra quem quiser ouvir . Grande música. SOU TEU FÃ !!!!





- O último descrito é um maluco gênio e sua banda. Falo do BEBETO ALVES E OS BLACKBAGUALNEGOVÉIO. O BEBETO é aquele cara que as pessoas só vão ter o real valor quando ele não estiver mais aqui. Vocês não tem noção do que é esse cara, sem dúvida uma dos maiores artistas já paridos por esse estado. Junto com os BBNV,  fazem show muito fortes, fantásticos . Então, individualizando também eu digo para LUKE FARO, RODRIGO RHEINHEIMER, GUSTAVO LAYDNER E O PRÓPRIO BEBETO. SOU TEU FÃ!!!!! 

Transcrevo um texto que escrevi em 2010 se não me engano, quando lançamos o CD PIRATA. Dá uma idéia do convivio desses anos todos com o CHEFE !!!

O ano era 87 ou 88, tava fria aquela noite e fomos, o grande amigo Schimo e eu, assistir o show do tal Bebeto no Araújo Viana. Lançamento do disco PEGADAS , posteriormente um clássico de nossa música. Foi fantástico e depois da apresentação, só nos restou jogar sinuca no Bar Redenção, nas mesas grandes pois depois de um grande espetáculo, não cabia jogar nas mesas pequenas, mesmo que nosso jogo não fosse assim de grandes virtudes, o que depois se mostrou um pouco arriscado naquele local pois a assistência ficou um pouco indignada com nossa performance.
Como em uma novella da tv, corta para 92, encontrei o tal alves na entrega do Trofeu Acorianos, ele ganhou melhor espetáculo. Como bom iniciante, meio revoltado , questionei como um show de violao e voz pode ganhar melhor show????
Corta de novo, para 94, 95, 98, nos encontramos nas gravaçoes do projeto JUNTOS e,,, cara, o neguinho é mais chato que eu. Brigas , discussÕes e tudo que vces puderem imaginar. como dizem, dois bicudos não se beijam. Éramos , tipo assim, quase inimigos!!!!!!!!
Em , 2002, fui assistir o show BLACKBAGUALNEGOVEIO,  mas antes disso tinha encontrado o sujeito no PROJETO RODA SOM onde tocava meu projeto XQUINAS.
Conversamos civilizadamente pois como disse antes éramos quase inimigos. Quando vi o BBNV entendi como o show de 92 tinha sido premiado, não é que o sujeito sabe fazer as coisas, mas sigo achando, o mais mala dessa história continuo sendo eu, ele que fique na dele. Ao fim desse show propus de gravarmos o BBNV ( só eu mesmo). Resposta do sujeito: “PRA QUÊ?????”. Eu : PRA QUE SIM, PÔ!!!!!!!!
Aqui inicia-se grande parceria que serviu pra realizar um de meus sonhos, tocar PEGADAS AO VIVO!!! Tem sido de muitos frutos o convivio com o BLACKBAGUAL, sujeito politicamente incorreto por natureza ( tipo este que vos fala) e sem papas na lingua nem que isso vá prejudicá-lo em muitas situações ( nao sei se esse sujeito é boa companhia).
O PIRATAS  é mais uma realização de sonhos, tocar um show com grandes parceiros fazendo um disco que tem tudo pra entrar pra história, direto e sem frescuras, como é o JOSÉ ROBERTO NUNES ALVES.


GRANDE ABRAÇO AO BEBETO E A TODOS QUE FIZERAM E FAZEM PARTE DESSA HISTÓRIA E COMO DIRIA SEMPRE, VAMO QUE VAMO!!!!!

Sunday, July 26, 2015

GURIAS DE OURO !!!

Há alguns anos eu tinha um blog, ontem tive vontade de escrever e voltei com ele. O primeiro texto ta aí:

Voltando!!
Por essas coisas da vida, de uma hora pra outra tu deixa de ser torcedor de esportes pra ser participante com um familiar e muitos amigos em campeonatos importantes, mundiais, pan americanos  e assim vai.
Ontem foi o ultimo dia de competições da esgrima dos Jogos Pan Americanos de Toronto com as provas de equipe de florete masculine e feminino. Lá estavam um monte de conhecidos, pessoas queridas, com também estiveram nos outros dias. Pois ontem foi um dia prateado, ao mesmo tempo um dia duro, duríssimo.
As vitórias ficam pra história e o que eu gostaria é que as pessoas lembrassem e muito de 3 meninas que lutaram ontem. Lutaram muito e perderam. Gostaria que esse jogo ficasse sempre na memória de todos. Tá certo, é exigir muito que o torcedor de futebol lembre de um jogo de esgrima, mas o torcedor de esgrima recebe esse meu pedido.
Primeiro os parabéns para Nathalie Moellhausen ,Ghis Perrier e Renzo Agresta pelas medalhas de bronze individuais e também para Nathalie, Amanda Simeão e  Rayssa Costa pela medalha de bronze na equipe de espada e Fernando Scavasin, Guilherme Toldo e Ghis Perrier pela medalha de prata no florete/equipe. Estão na história e sempre que se falar nesses Jogos virão os relatos de como jogaram, como os toques foram bonitos  e assim vai.

Mas eu gostaria de escrever sobre outra trajetória, aquela que não deu medalha.

FLORETE FEMININO POR EQUIPES

Chegamos muito perto, muito perto mesmo e essas derrotas são as mais duras. As pessoas tendem a ver somente a derrota. Tudo que foi feito fica esquecido e, nesse momento em que todos viraram especialistas no mundo encantado da internet, assim que terminou o jogo já surgiram teorias sobre a derrota e seus culpados. Fazer o que né?? Brabo é que nos culpados em momento algum estavam as mexicanas. Ou seja, até na esgrima viramos seres superiores, inalcançáveis . E gol da Alemanha.

Quero agradecer a Tais Rochel, Gabriela Cecchini e Ana Beatriz Bulcão pelo que fizeram em pista. Lutaram, suaram e nos representaram de verdade. Tenho certeza qeu jogaram por gerações que passaram como Silvia Rothfeld, Paula Lazarini, Maju  Herklotz e tantas outras.  Tenho certeza qeu jogaram pelas atletas que estao jogando como a Ana Toldo, Mariana Pistóia, Mariana Daffner e tenho certeza qeu jogaram por todas as menininhas que estão chegando como a Pietrinha Chierighini e a Ana França.

Tenho certeza que jogaram por mim, por ti , pelo João , pelo José, pela Maria, pela Joana , pelos brasileiros.

Perder, ainda mais do jeito que foi, é duro. Em um lugar que gosta mais de medalhas do que de esporte, mais duro ainda. Azar das pessoas que pensam assim. A mim só resta lamentar que o pódio ficou mais feio sem nossas meninas.

Meninas que são de ouro, eu sempre digo que é uma equipe perfe
ita, a expansiva, a emocional e a racional! Todas as emoções representadas em um trio que deve ta sofrento muito nesses dias.

Só quero deixar claro meu orgulho, creio que nosso orgulho por terem feito tanto. Tanto pra chegarem aí, tanto pra chegarem na disputa da medalha e tanto no jogo que decretou o quarto lugar.

OBRIGADO TAIS, GABI E BIA . ORGULHO DE VOCÊS

E orgulho de todos que estiveram por lá: Athos Schwantes​ Alexandre Camargo​ Nicolas Massao Ferreira Silva​ Nathalie Moellhausen​ Rayssa Costa​ Amanda Netto Simeao​ Guilherme Toldo​ Fernando Scavasin​ Ghis Perrier​ Taís Rochel​ Gabriela Cecchini​ Ana Beatriz Di Rienzo Bulcão​ Renzo Agresta​ Enrico Pezzi​ William Zeytounlian​ Marta Baeza Centurion​ Karina Lakerbai​ Giulia Gasparin​